domingo, 2 de janeiro de 2011

O QUE NOS RESERVA O ANO DE 2011?


O que nos reserva o Ano de 2011?

:: Graziella Marraccini ::

Sempre que um novo ano se aproxima, pipocam em nossa mente inúmeras perguntas: como será o novo ano? Conseguirei alcançar minhas metas? Cumprir minhas promessas? Teremos crises mundiais? Como ficará minha saúde? E minhas finanças? Enfim, não faltam perguntas na mente de todos, não é mesmo? Em nível pessoal, não nos cabe aqui fazer previsões muito precisas já que isso é de âmbito da Astrologia Pessoal, e requer os dados de nascimento da própria pessoa numa consulta confidencial, a menos que a pessoa em questão seja uma figura pública. Em nível mundial, na disciplina chamada de Astrologia Mundana, porém, é possível analisar os fatores astrológicos mais importantes que indicam se um ano será mais ou menos favorável, e, se crise houver, quando ela irá chegar e de que forma. Por último, podemos analisar esses fatores em sobreposição ao mapa do Brasil para determinar como esses indicativos mundiais irão afetar o nosso país. 

Desde que abrimos o nosso site pessoal, costumamos publicar as Previsões Anuais para o Brasil numa análise baseada no Mapa da Independência do Brasil, ou seja, no momento exato em que o Brasil 'nasceu' como nação independente, em 7 de setembro de 1822, por volta das 16h30, em São Paulo. 

O Brasil tem o Sol em Virgem, o Ascendente em Aquário, a Lua em Gêmeos. Em Astrologia Mundial, o Sol tem relação com aquilo que o país revela sobre sua 'personalidade coletiva'. Também se relaciona com as figuras de destaque, os artistas, os presidentes e as lideranças nacionais. O Ascendente se relaciona com a imagem que temos lá fora, ou seja, como nos mostramos aos olhos do mundo. Aquário é símbolo de fraternidade, de igualdade e de liberdade, e se refere também aos assuntos sociais e comunitários. A Lua tem a função de nos mostrar a emotividade coletiva, ou seja, como o povo reage e indica os movimentos públicos, assim como os assuntos do trivial doméstico das famílias. A Lua do Brasil se encontra em conjunção com Júpiter no signo de Gêmeos, o que explica, em parte, porque nosso povo é tão emotivo, sentimental, ao mesmo tempo em que tem aquela atração incrível pelos assuntos triviais, relativos aos lares e à família, e também porque.... adora ver novelas! Um pouco de exagero na expressão das emoções e até certa dificuldade em aceitar limitações e restrições também podem ser fruto dessa conjunção planetária.

Com isso em mente, vamos examinar as Progressões Lunares sobre o mapa para o ano de 2011: 

Movimento direto da Lua: na Casa III, em Áries, até Maio e em Touro após. A Casa III se refere principalmente aos assuntos do comercio varejista ou de atacado (este na Casa IX) nos assuntos relativos à educação, Correios e transportes, trânsito, malha viária e imprensa. O Ministério da Educação também se relaciona com esta casa astrológica. A Lua colocará em evidência todos esses assuntos. Antes de Maio, porém, não existem aspectos importantes. A partir de junho, a oposição da Lua com Marte natal que se encontra na Casa IX pode indicar o início de uma disputa em termos de comércio exterior, focalizando o câmbio. Leis e assuntos jurídicos também ganham a mídia, assim como o turismo e as viagens ao exterior que podem ser alvo de medidas por parte do governo. Aspecto favorável com Urano e Netuno, que se encontram na Casa XI, indicam que o Congresso estará se mobilizando para legislar sobre esses assuntos. Somente em Dezembro de 2011, porém, alguma lei ou medida restritiva será realmente efetivada. 

Movimento converso da Lua: na Casa V, em Câncer, o ano todo. Essa Casa astrológica representa o Ministério da Educação e Cultura e principalmente dos Esportes, focalizando as atividades esportivas e o mundo artístico e cultural. Os aspectos são favoráveis de Janeiro a Julho, indicando que teremos um início de ano otimista e com muitas atividades culturais e diversões populares. A partir de junho e até o final do ano, um bom aspecto com Saturno indica um período mais adequado a regulamentações neste setor da economia do país. 

TRÂNSITOS PLANETÁRIOS: CICLOS DOS PLANETAS LENTOS

Em astrologia mundial, o trânsito dos planetas lentos sobre o mapa natal de um país ou cidade, é importante para indicar que tipo de sincronicidade irá atuar numa determinada casa astrológica, ou seja, de que forma e onde irá se manifestar uma determinada energia planetária. Os planetas lentos, Júpiter e Saturno, e depois Urano, Netuno e Plutão, são examinados principalmente por serem relacionados com a coletividade, ou seja, com o destino coletivo. 

Plutão continuará seu trânsito no início de Capricórnio onde ficará nos próximos 19 anos aproximadamente. Ele está em conjunção com os planetas Netuno e Urano que se encontram na cúspide da Casa XI do mapa do Brasil. Esta é a Casa tradicionalmente ligada ao signo de Aquário, e representa, além dos planos futuros, também os membros do Congresso, os sindicatos e partidos políticos de esquerda, o legislativo e o parlamento. Existe um foco principal no campo das mudanças partidárias e sua ação poderá provocar ainda muitas reviravoltas no Congresso. Esse aspecto planetário durará ainda o ano inteiro e continuará também em 2012. Por isso, ainda teremos grandes modificações (transformações) nesta área e valem ainda as informações publicadas no ano passado. Mais sujeira poderá aparecer (falcatruas, desvio de verbas, corrupção) provocando reviravoltas no ambiente político do país. Esse signo tem analogia também com a ciência e a tecnologia, as descobertas científicas, os projetos de longo prazo, e esse aspecto astrológico poderá nos presentear com belíssimas conquistas especialmente na área da genética, transplantes, pesquisa científica e tecnologia. 

Os países amigos continuarão sendo alvo de iniciativas do Congresso, que poderá intervir em assuntos estratégicos, até mesmo aprovando leis protecionistas em relação ao mercado de capitais ou em vários campos de nossa economia. No palco da ciência e tecnologia, o Brasil poderá ainda fazer muitos avanços. A força de Plutão nesta casa pode fortalecer o PT que, porém, acabará passando por profundas transformações. (Como vimos nas eleições de 2010, ocorreu realmente um fortalecimento do PT no Congresso Nacional). A meu ver, também a 'queda de braço' entre os poderes é um efeito plutoniano. 

O aspecto de conjunção de Plutão com Urano e Netuno no mapa natal do Brasil permanecerá intenso até 2012, por isso as transformações e remanejamentos nesta área influenciarão ainda nosso país por um longo tempo e muitas coisas ainda irão surgir que estão escondidas por debaixo do pano: a corrupção será muito focalizada pela mídia que irá descobrir as falcatruas cometidas pelos governantes. Além disso, como Plutão rege também o petróleo e os produtos do nosso subsolo (as riquezas minerais), portanto, esses assuntos estarão sendo muito salientados na mídia do país, como já vimos acontecendo com a descoberta do petróleo na camada de pré-sal. No entanto, não sabemos quando esse 'sonho' se tornará realidade. O campo da computação, as obras do metrô, esgotos e saneamento básico, os túneis, são fatores regidos por Plutão. Os centros espaciais e o bio-diesel ainda serão alvo de atenção por parte do Congresso.

Capricórnio, signo onde Plutão transita, é um signo relacionado astrologicamente com a Casa X do zodíaco que representa os governantes e as classes dirigentes, a administração pública e privada das grandes empresas, os chefes de maneira geral e as personalidades de destaque do país. Esse signo é o signo ligado ao governo, ao sistema capitalista que rege a economia ocidental, e indica o status social, o ambiente profissional. É nesse signo que encontramos os chefes de estado, os primeiros ministros, reis e governantes em geral. O Brasil tem parte deste signo ainda na Casa XI, cujo significado foi descrito anteriormente. 
Mundialmente, será a reputação do nosso país que estará em evidência, e os planos de longo prazo que irão mudar os paradigmas da economia mundial que ainda influenciarão todos os países no longo prazo.
O desenvolvimento das conjunções de 2011 será menos tenso, especialmente no primeiro semestre. A partir do final de Abril/Maio de 2011 teremos uma quadratura deste Planeta com Urano e também de Plutão com Saturno. Iniciaremos um período difícil, marcado por medidas restritivas e dramáticas, inclusive em nível mundial. Depressão, pessimismo, privações e miséria serão assuntos na mídia, especialmente entre Maio e Junho. As mortes coletivas podem aumentar ainda mais nos países menos desenvolvidos.
Netuno transita no signo de Aquário e chega a 28º neste ano, continuando na Primeira Casa do Brasil. Netuno transita durante 12 anos num signo e ingressou em Aquário em Novembro de 1998. Netuno, Deus dos Oceanos, sairá de Aquário e ingressará em Peixes em março de 2012. Este planeta tem tradicionalmente analogia com o Carma coletivo, com o sofrimento, a pobreza, os hospitais, os excluídos, os índios e as minorias sociais e raciais. Os pescadores e os assuntos do mar também são ligados a esse planeta e o são também os assuntos ligados ao contrabando, tráfico de drogas e máfias de todo tipo. Por essa razão, esses assuntos ainda serão focalizados pela mídia, pois farão parte de nossa responsabilidade cármica coletiva e não serão facilmente resolvidos, a não ser através de uma mobilização da sociedade como um todo. Somente a solidariedade, indicada pela presença de Netuno em Aquário, poderá salvar o país da miséria social. Não nos iludamos, porém, pois com o clima de euforia os movimentos sociais irão se intensificar, seja em beneficio do planeta e da coletividade, seja em beneficio dos animais, flora e fauna terrestre. As ONGs e outros movimentos sociais terão um papel importante neste momento de expiação coletiva. Nosso povo precisará se mobilizar ainda mais, demonstrando seu espírito de responsabilidade social e de solidariedade, especialmente em relação ao solo e à preservação ambiental. 

No entanto, Netuno é o planeta do onírico, do sonho, da fé, da inspiração e da criatividade no seu lado positivo; mas no lado negativo, este planeta evidencia todos os vícios da humanidade, os problemas sociais, o mundo do crime, das drogas, dos seqüestros, da violência, da pirataria, das transgressões e das máfias. Netuno em aspecto tenso aumenta o risco de epidemias e envenenamentos, contaminação das águas, contaminação dos mananciais, falta ou excesso de água, perigo de afogamentos e naufrágios. 

O país tem grande parte do signo de Peixes na Casa I e possui, portanto, um misto de Aquário e de Peixes em sua personalidade. Peixes é o signo do misticismo, da fé, de religiosidade, da generosidade e da hospitalidade, mas também das ilusões, da dissimulação e da criminalidade. Não é por acaso que o Cristo Redentor é símbolo nacional! A passagem de Netuno no ASC do Brasil parece ter deixado, porém, as pessoas muito entorpecidas, sonhadoras, preferindo a fuga à ação. Não é por acaso que não conseguimos mais reagir com a devida firmeza contra os inúmeros escândalos na classe política! O paralelo de Netuno com Marte, até Fevereiro, pode indicar um aumento da violência de maneira geral e, principalmente, dos conflitos entre policia e traficantes, nas favelas, com índios e excluídos, etc.. O trígono que se inicia em março será mais favorável e indica uma trégua, uma diminuição desses conflitos armados. 

Outro fator importante salientado pela posição de Netuno no Ascendente do país indica continuaremos evidenciando os assuntos esotéricos e religiosos, como aconteceu este ano inclusive nos cinemas. Este é um fenômeno que tende a crescer. Do ponto de vista mais negativo, esse transito planetário salientará ainda mais a condição da saúde publica dos hospitais, a superlotação das prisões, onde ainda ocorrerão casos de intoxicações, envenenamentos, contaminações por vírus, erros médicos, etc.. A máfia do tráfico continuará reinando nas favelas do Rio de Janeiro (cidade pisciana particularmente atingida pela passagem de Urano em Peixes). Inundações, chuvas, marés e poluição das águas em geral serão assuntos focalizados pela mídia, assim como o derretimento das calotas polares e a poluição, causa do aquecimento global. 

Álcool e gás também são assuntos de Netuno e podem ser alvo de medidas do governo. A primeira casa do zodíaco representa o povo do país e a forma como esse povo se mostra, ou seja, a personalidade coletiva do brasileiro. Por isso continuaremos sendo caracterizados por esses assuntos mais negativos, porém o seremos também pela nossa música e pelo nosso cinema, que continuará em destaque no exterior. 

Salientando a necessidade de melhorar as relações interraciais e a tolerância, nosso povo precisará continuar no caminho da espiritualidade. 

Urano em trânsito está nos últimos graus do signo de Peixes, influenciando a Casa II, ingressa em Áries a partir de março de 2011. A Casa II é a casa dos bens materiais, dos bancos e do dinheiro. A oposição de Urano com Mercúrio terminará em Março de 2011. Mercúrio rege os centros culturais, bibliotecas, escolas, os correios e telecomunicações, a propaganda e o marketing, os transportes, e malha viária, o comercio varejista e o trânsito. 

A conjunção de Urano com o Plutão natal do mapa, ativa desde o ano passado, e persistente o ano inteiro, pode indicar o início de reformas na área financeira e também de outras medidas visando especialmente retomar algo (taxas como a CPMF!) já tentado e abandonado. Urano estará em Áries novamente a partir de Março, e Áries é um signo de violência e de agressividade. Será que iniciaremos as tão alardeadas reformas financeiras? Teremos mudanças na equipe econômica? Haverá uma queda de braço entre o judiciário e o legislativo? Urano certamente servirá de estopim para ações reformadoras em muitos campos, especialmente na área financeira. 

A conjunção de Urano com Júpiter que marcou 2010 com um sentimento de euforia e otimismo terminará em Março. Após o Carnaval o país precisará enfrentar alguns desafios na área econômica, visando uma maior estabilidade e a diminuição dos gastos públicos! 

Saturno transita agora no signo de Libra, e se encontra na Casa VIII do mapa do Brasil. Esta é a casa da morte, da transformação, e rege os centros espíritas e espiritualistas, a paranormalidade e a metafísica, assim como os cemitérios, as funerárias, etc. Sexo e reprodução humana também fazem parte desta casa zodiacal que se relaciona também com a dívida do país, as taxas e os ônus. 

Saturno, já adentrando o signo de Libra, não estará em aspecto tenso em 2011, porém, sendo ele o planeta da limitação e da responsabilidade, provavelmente assistiremos a ações do governo visando regulamentar as áreas da nossa vida coletiva. Ouviremos discussões sobre o salário mínimo, os produtos básicos, o custo de vida etc., e isso irá apagar um pouco esse clima de euforia que assola o país! Em nível mundial, Saturno forma uma oposição com Plutão, comentada anteriormente, e uma oposição com Urano, a partir de Maio e até Agosto de 2011 indicando um período de dificuldades, inclusive econômicas. Vai pintar mais uma crise por aí! 

Júpiter, chamado de o grande benéfico, do mesmo modo que Urano, transita na Casa II do mapa do Brasil, focalizando a área financeira, o Banco Central. 

Como o Ascendente tem relação com a nossa projeção 'lá fora', continuaremos recebendo muitos investimentos e nossa economia será vista como uma tábua de salvação. Comércio, estoques, instituições financeiras e capital de giro serão assuntos focalizados neste ano de 2011. 

A conjunção de Júpiter com Plutão Natal ainda fica atuante até fevereiro de 2011. Em novembro de 2010, estourou mais um escândalo financeiro (o Banco Pan-Americano), mas o aspecto tenso continua até Fevereiro, período em que o governo estará focalizando de maneira especial este campo da economia nacional. As coisas se acalmam a partir de Março, pelo menos para nosso país. 

Em nível mundial, a conjunção de Marte com Júpiter entre final de Abril e Maio de 2011, indica a explosão de conflitos e o aumento da violência que podem resultar em crises, rupturas entre países, movimentos separatistas, atentados religiosos, polêmicas internacionais relacionadas com o mercado de capitais e tratados econômicos. Este aspecto tem uma natureza violenta e pode servir de estopim para conflitos de grande importância em nível mundial. 

Em meados de 2011, a conjunção de Júpiter com Saturno no signo de Touro será favorável ao nosso país, indicando medidas de saneamento da economia, e talvez a realização da tão falada reforma econômica e judiciária. 

Terminaremos o ano de 2011 e iniciaremos 2012 num período de tensões no Congresso que pode indicar cisões partidárias causados por conflitos internos e entre a oposição e a situação. 

Os primeiros meses de 2012 serão bem mais agitados! 

Um Feliz 2011 para todos!

Nenhum comentário: